Os cuidados preventivos na primeira infância são essenciais para garantir a boa saúde bucal e uma relação sem traumas com a assistência odontológica.
A atenção à saúde bucal da criança começa antes do seu nascimento, no pré-natal odontológico realizado pela mãe.
Odontologia Pediátrica é a especialidade voltada para o atendimento odontológico de bebês e crianças. Desse modo, atua no diagnóstico, tratamento e também na prevenção de problemas de saúde bucal desse público.
Para os bebês, temos uma cadeirinha especial, sempre com a mãe bem pertinho para receber as orientações e passar segurança para o bebê. As crianças a partir de 2 anos e meio (dependendo da maturidade) já sentam na cadeira odontológica.
Neste exame clínico, registraremos a situação atual de desenvolvimento da boquinha e procura-se qualquer anormalidade em dentes e gengivas e nas funções relacionadas à face, como sucção, respiração, deglutição, mastigação, relação das bases ósseas.
As mamães podem prevenir as primeiras cáries do bebê, formando uma rotina de alimentação saudável, sem alimentos açucarados e, claro, uma rotina de higiene bucal correta.
É prevenindo que se reduz a dor e diversos problemas dentários, funcionais e estéticos, prevenindo o comprometimento da oclusão (contato entre os dentes entre si) promovendo equilíbrio das bases ósseas e harmonia dos terços da face e suas estruturas.