A intervenção precoce aproveita o fato de que o maxilar de uma criança está em crescimento. Conhecido como Ortodontia Preventiva, pode ser iniciado em crianças a partir de 6 anos.
Embora o aparelho fixo com bráquetes seja o tratamento mais comum para corrigir uma má oclusão a técnica ortodôntica fica limitada quando se trata de ortopedia facial, por esse motivo a grande parte dos aparelhos utilizados em crianças são confeccionados individualmente em laboratório, já que o aparelho fixo de bráquetes é indicado somente para dentes permanentes.
È muito importante o diagnóstico e a intervenção dos problemas esqueléticos e dentárias nas crianças. A indicação costumar ser feita para correção de:
- Ossos da face;
- Mordida cruzada;
- Postura da língua;
- Relação antero posterior dos maxilares;
- Espaço para o nascimento dos dentes permanentes.
Logo, fazer o diagnóstico e o tratamento precoce são ações fundamentais para diminuir as possibilidades de tratamentos mais invasivos no futuro. Assim como evitar o aparecimento de problemas severos, extrações de dentes permanentes por falta de espaços e também a cirurgia ortognática.
A grande diferença entre essas as especialidades em Ortodontia e Ortopedia Funcional é que a ortopedia facial busca prevenir desde cedo o crescimento inadequado dos ossos faciais, enquanto a ortodontia busca corrigir esse crescimento irregular.
Os aparelhos fixos utilizados atualmente são de alta tecnologia, proporcionando aos pacientes maior conforto, segurança e rapidez no tratamento. Já a Ortopedia Facial é indicada para pacientes jovens, antes ou durante o período de crescimento, para estimular ou redirecionar o crescimento da face.
Quando o tratamento é iniciado com antecipação, os resultados costumam ser superiores aos obtidos quando os ossos faciais já completaram seu crescimento. Além disso, o tratamento para crianças é um grande aliado também na saúde da estrutura da face. Com esse aparelho é possível:
- Melhorar a fala, mastigação e respiração;
- Reduzir a possibilidade de traumas na arcada;
- Direcionar cada um dos dentes permanentes para a devida posição;
- Melhor desenvolvimento dos ossos maxilares;
- Melhorar a autoestima com um sorriso mais bonito e harmonioso.
Portanto, podemos concluir que intervenções nas fases precoces do desenvolvimento e crescimento, trazem muitos benefícios. O aparelho a ser usado para uma correção dependerá da idade em que o paciente chega ao consultório e o conhecimento do profissional.